top of page

Pesquisa norte-americana permite compreender o mecanismo da ductilidade do concreto

Um estudo realizado pelo Laboratório de Materiais da Universidade de Rice, nos EUA, tornou possível compreender e modelar alguns dos mecanismos envolvidos na deformação do concreto. De acordo com os pesquisadores, os resultados podem servir como ponto de partida para o desenvolvimento de um concreto mais resistentes, flexíveis e dúcteis.



A pesquisa


Os pesquisadores envolvidos no estudo, fizeram uma análise computorizada, em nível atômico, da tobermorite, um material natural que, na sua forma cristalina, integra o cimento Portland, geralmente utilizado na produção do concreto corrente.


Durante a aplicação do concreto, a tobermorite organiza-se em camadas que solidificam conjuntamente em partículas. A geometria destas partículas permite que, durante a deformação de um elemento de concreto, as camadas possam mover entre si e, assim, aliviar, até certo ponto, os esforços estruturais instalados.


De forma a compreender a influência deste mecanismo na ductilidade do concreto, os engenheiros de Rice construíram o primeiro modelo digital que simula o escorregamento entre as camadas de tobermorite.


Este modelo computorizado apontou que as camadas funcionam em total coordenação, com transmissão sucessiva de esforços entre si. A cada vez que o movimento de uma camada é interrompido, devido à existência de defeitos, o efeito é passado para a camada seguinte. É esta dinâmica que permite que os esforços sejam aliviados sem que os elementos de concreto fissurem!

Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
bottom of page