Pesquisadores norte-americanos criam sensores inteligentes para estruturas de concreto

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Washington, em St. Louis, está desenvolvendo uma nova gama de sensores estruturais que poderá permitir uma avaliação mais barata e confiável do estado de conservação de estruturas de Engenharia Civil. O estudo está integrado em um plano, de âmbito global, de criação de estruturas inteligentes, capazes de se auto monitorar e prever possíveis colapsos em caso de eventos extremos como inundações ou terremotos. A pesquisa conta com o apoio e financiamento de 1,1 milhões de dólares da Fundação Nacional de Ciências (NSF) e será desenvolvido no período de 4 anos.


A nova tecnologia permitirá que, em vez dos programas nacionais e estatais periódicos de conservação de infraestrutura, seja possível a avaliação contínua, e em tempo quase-real, da condição estrutural de cada elemento de uma estrutura, permitindo a atuação localizada de acordo com as necessidades. Este tipo de manutenção, com base no estado de conservação, representa uma enorme poupança em relação aos métodos tradicionais, possibilitando a identificação de intervenções críticas e a fácil priorização de tarefas.


O novo equipamento de sensorização tem dimensões reduzidas, é fácil de instalar, pode ser integrado no seio dos próprios elementos estruturais e é autônomo do ponto de vista energético, sendo capaz de gerar energia a partir dos movimentos de vibração das estruturas. Esta última característica permite que sejam dispensadas instalações de cabos de alimentação energética ou qualquer tipo de baterias. Além disso, por utilizarem tecnologias de comunicação sem fios, os novos sensores não têm qualquer tipo de entrave no que diz respeito à localização.


Os sensores da Universidade de Washington, integrados em um ambiente de computação em nuvem, estão em fase de testes desde o início de setembro de 2016 e, pela primeira vez, foram instalados em uma ponte, a Ponte de Mackinac, uma das mais longas estruturas de suspensão do mundo.


Fonte: www.engenhariacivil.com | Universidade de Washington em St. Louis | Imagem ilustrativa

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