top of page

Central hidroelétrica na Suíça é a mais impressionante infraestrutura subterrânea da Europa

Com bom projeto, muito investimento e recursos de qualidade é possível construir obras inimagináveis. Por exemplo, a central hidroelétrica de Linthal, na Suíça, que foi construída no interior de uma montanha e é uma das mais impressionantes infraestruturas subterrâneas da Europa. Com um reservatório de montante localizado 2490 metros acima do nível do mar, o conjunto tem uma capacidade de produção de 1,450 megawatts de energia renovável.


Esta central com bombagem faz parte do complexo Linth–Limmern, localizado no cantão de Glarus, no Nordeste da Suíça. A hidroelétrica de Linthal conta com dois reservatórios de água: o Lago Mutt e o lado Limmern, que fica 600 metros abaixo do primeiro e tem capacidade de armazenamento de 92 milhões de metros cúbicos.


Funcionamento da hidroelétrica


A água flui para um vale profundo fazendo girar as turbinas das bombas e acionando quatro hidrogeradores que transformam a massiva energia potencial da queda em energia elétrica. A energia produzida em excesso, que não é aproveitada pela rede pública de distribuição, é reencaminhada para um grupo de bombagem que bombeia a água no sentido oposto, do reservatório inferior para o superior, ficando armazenada para o próximo ciclo.


O sistema utiliza equipamento hidrogerador de velocidade variável da General Electric, de elevado desempenho, que permite alcançar uma eficiência energética global, durante o ciclo de geração/bombagem, próxima dos 80%. A produção de eletricidade da central hidroelétrica de Linthal é suficiente para alimentar cerca de 1 milhão de habitações.



Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
bottom of page