CHEGOU NOVO SOFTWARE PARA ANÁLISE, VERIFICAÇÃO E PROJETO DE VIGAS PROTENDIDAS: O VPRO!



O VPRO é um software que auxilia o engenheiro na análise, verificação e projeto de vigas protendidas com pré ou pós-tração, aderente ou não aderente. A ferramenta, desenvolvida pelo Prof. MSc. Sander Cardoso, em parceria com a TQS, estará disponível, durante 60 dias, para os alunos do Curso Online "Projeto de Estruturas em Concreto Protendido", promovido pelo NCEE.


Esse novo programa está de acordo com as prescrições da ABNT NBR 6118:2014 e efetua a verificação ao estado limite de descompressão (ELS-D); a verificação ao estado limite de formação de fissura (ELS-F); a verificação do ELU-ATO de acordo com o item 17.2.4.3 da ABNT NBR6118; o dimensionamento à flexão considerando as armaduras ativas e passivas e o dimensionamento ao cisalhamento considerando o efeito da protensão.


Dentre as principais características do programa estão:

[if !supportLists]· [endif]Análise estrutural:

No programa, estão inclusos modelos estruturais de vigas isostáticas e hiperestáticas, calculando os hiperestáticos de protensão, quando for o caso. Além das opções de cargas concentradas e distribuídas, permite a consideração de carregamento móvel com a construção de envoltória de esforços. Os resultados da análise estrutural são apresentados na forma de diagramas de momentos fletores, esforços cortantes, deslocamentos e linhas de influência.


Perdas de protensão:

O programa calcula, de forma automática, as perdas de protensão imediatas e progressivas segundo a norma brasileira, com visualização dos resultados por meio de tabelas e gráficos.


Seção transversal:

Podem ser utilizadas seções típicas de seções retangulares, tipo “T”, tipo I ou seções poligonais. Sendo que para esta última é possível importar seções em formato dxf (AutoCad) ou DWG-TQS.


Traçado dos cabos:

De maneira fácil e com poucos pontos, é possível traçar a geometria dos cabos, podendo fazer curvaturas em elevação e planta.


Memória de cálculo:

Os resultados são apresentados de forma gráfica, através de tabelas e por meio de relatório em formato .doc (Microsoft Word), contendo as verificações e dimensionamentos.


Detalhamento da armadura ativa:

O programa gera um desenho da armadura ativa mostrando o traçado dos cabos em elevação e planta, além de seções transversais ao longo da viga. Este desenho pode ser exportado para os dxf (Autodesk AutoCad) ou DWG-TQS.


Para assinar o VPRO, é preciso ter computador com sistema operacional Windows 10, 8.1, 8 ou 7. A ferramenta não pode ser executada em máquinas virtuais (Parallels, VMWare, VirtualBox, etc.), em sandboxes, por acesso remoto; e assemelhados.


Acesse o site da TQS e assine agora mesmo: https://bit.ly/2PiuOP1.


Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Núcleo de Capacitação em Engenharia de Estruturas LTDA ME

CNPJ: 24.614.151/0001-06