top of page

Novo concreto é capaz de proteger edifícios de ataques de pulso eletromagnético (EMP)

Pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln desenvolveram um novo tipo de concreto voltado à proteção de edifícios contra os chamados ataques de pulso eletromagnético (EMP). O concreto, de baixo custo, tem aplicação em infraestruturas críticas de serviços e dados, tais como grandes datacenters ou edifícios constituintes das redes de produção e distribuição de eletricidade.


Os ataques eletromagnéticos recorrendo a dispositivos EMP são extremamente eficazes na destruição de grande maioria dos equipamentos eletrônicos, incluindo dispositivos de armazenamento contendo informações importantes ou servidores de suporte a serviços nacionais de emergência. Para que o concreto sirva de escudo a estes ataques, ele tem de ser capaz de bloquear uma parte muito significativa da energia eletromagnética. A solução desenvolvida pela Universidade de Nebraska-Lincoln desempenha esta tarefa induzindo dois efeitos complementares: a absorção e a reflexão das ondas eletromagnéticas.



A constituição da argamassa é um dos segredos para a existência destas propriedades. Os pesquisadores utilizaram magnetite, um mineral com capacidades de absorção de ondas eletromagnéticas, como substituto parcial dos agregados correntes do concreto. O novo concreto incorpora igualmente outros constituintes metálicos e de carbono que permitem maximizar as capacidades de isolamento eletromagnético de elementos estruturais.


O concreto assim obtido pode ser também utilizado na forma de concreto projetado, o que permite facilitar a sua aplicação em ambientes exteriores e interiores e na construção de edifícios novos ou na reabilitação/requalificação de instalações financeiras, militares, etc.


Para a comercialização da solução, a Universidade de Nebraska-Lincoln associou-se à companhia American Business Continuity Group LLC, especializada em soluções estruturais resistentes a desastres naturais e ataques terroristas.



Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
bottom of page