ENECE 2016 acontece nesta semana em São Paulo e fala sobre sinergia na engenharia



Nos dias 27 e 28 de outubro, a ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural – realiza, em São Paulo, o ENECE 2016 - 19º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural. A 19ª edição vai abordar o tema “Sinergia na Engenharia – o futuro necessário”, visando colocar em pauta a necessidade de integração de todas as interfaces da engenharia, principalmente no que se refere à construção.


Serão dois dias de ampla programação, com ciclo de palestras com especialistas em projetos estruturais, fundações, ventos e construção. Além disso, no encerramento do dia 27, será realizada a entrega do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, revelando os vencedores da décima quarta edição do concurso.


Case Internacional


O evento contará com um case internacional, que exemplifica a importância da sinergia entre as áreas da engenharia: é o Edifício 432 Park Avenue, um arranha-céu residencial no centro de Manhattan, New York (EUA). Serão apresentadas sua concepção estrutural, sua construção e também como foram feitos os estudos de vento e sua interação com o projeto arquitetônico. O responsável por essa apresentação é o engenheiro Jon K. Galsworhy, diretor da RDWI, uma das maiores empresas de túnel de vento e responsável por grande parte destes estudos em edifícios altos e superaltos no mundo.


Outros cases


Os engenheiros Pedro Donnard e Paulo Rafael Cadaval Bedê apresentarão o projeto estrutural (concepção, modelagem, análise, dificuldades e desafios) do Edifício Concórdia Corporate e de que forma a integração com a obra, suas definições e soluções construtivas incorporadas ao projeto contribuíram com o bom resultado.


Maior edifício do estado mineiro, o Concórdia Corporate terá 43 andares e 170m e vai ocupar um terreno de mais de 7.000 m² em que serão construídos oito andares de estacionamento, 30 pisos comerciais e quatro lofts que vão mesclar escritórios e ambientes residenciais.


Outro case confirmado para o ENECE 2016 é a famosa Ponte Pênsil de São Vicente, considerada, desde sua inauguração em 1914, um marco na construção de pontes pênseis no Brasil. O projeto de recuperação da ponte, que teve início em 2013, foi elaborado pela Engeti e baseado em dados, conclusões e recomendações apresentados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo). Todas as inovações do projeto serão expostas pelos engenheiros Rafael Timerman e Ivanisio de Lima Oliveira.


Normas, recomendações e novas tecnologias.


Também estão programadas apresentações sobre andamento de revisões de normas como NBR 9062 de estruturas pré-fabricadas pelo eng. Carlos Eduardo Emrich Melo, NBR 6120 de cargas, do CT 303 Concreto Reforçado com Fibras pelo seu coordenador eng. Marco Carnio e o lançamento de nova recomendação elaborada pela ABECE, a Recomendação 04 - Fluxo de Desenvolvimento de Projeto.


Serviço:


ENECE 2016 - 19º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural | “Sinergia na Engenharia – o futuro necessário”

Data: 27 e 28 de outubro de 2016

Local: Milenium Centro de Convenções | São Paulo (SP)

Mais informações: www.abece.com.br/enece2016

fonte: www.abece.com.br


Posts Recentes