top of page

Engenheiros de Singapura estão desenvolvendo um concreto ultra flexível

O Centro de Inovação em Infraestrutura Industrial da Universidade Técnica de Nanyang (NTU), em Singapura, anunciou o desenvolvimento de um novo tipo de concreto de muito elevada ductilidade: o ConFlexPave. A flexibilidade do material permite, aos projetistas, o dimensionamento de estruturas mais esbeltas e resistentes.


O concreto comum é fabricado, na sua forma mais básica, com cimento, água, agregados e diferentes tipos de complementos, permitindo a obtenção de elementos de elevada resistência mecânica à compressão. No entanto, elementos construtivos feitos exclusivamente com concreto pecam pela sua muito reduzida flexibilidade, apresentando facilmente rupturas quando sujeitos, por exemplo, a tração simples ou flexão. Para acabar com esse inconveniente, a indústria construtiva passou a produzir o concreto armado, que alia concreto e aço (material com elevada resistência à tração) e possui extraordinárias propriedades construtivas e estruturais.




O ConFlexPave, novo concreto de Singapura, possibilita, até certo ponto, dispensar a necessidade de utilização de armadura de aço em determinados tipos de elementos estruturais de concreto. A sua constituição base é semelhante à do concreto comum, com a diferença da adição de microfibras poliméricas, que aumentam substancialmente a flexibilidade das misturas e as suas propriedades de aderência superficial (relevante para utilizações viárias).


De acordo com os investigadores da NTU, a utilização de ConFlexPave permite a redução significativa da espessura das lajes de pavimento e do seu peso, oferecendo vantagens construtivas, operativas e logísticas dificilmente obtidas com outros tipos de concreto. Oferece igualmente uma superfície antiderrapante, sem que seja necessário qualquer tipo de revestimento ou tratamento adicional. Uma das aplicações com maior potencial do novo tipo de concreto é no fabrico de elementos laje pré-fabricados para a construção de pavimentos rodoviários e aeroportuários.


Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
bottom of page