top of page

Na Alemanha, embarcações cruzam o Rio Elba em cima da maior Ponte Aquífera da Europa

Pode soar estranho, mas, na Alemanha, barcos cruzam o Rio Elba em cima de uma ponte. Isso porque, em Magdeburgo, está localizada a maior Ponte Aquífera da Europa. A estrutura tem, no lugar de pavimento, um aqueduto navegável e é uma combinação de concreto e aço. São 918 metros de comprimento, 8,15 metros de altura total e 6,25 metros de altura do vão livre.

A obra teve início em 1930, foi interrompida com a separação da Alemanha e retomada em 1997. Após seis anos de construção e cerca de meio milhão de euros investidos, em 2003, a Ponte Aquífera de Magdeburgo foi inaugurada. Desde então, a estrutura conecta os canais Elba-Havel e Mittelland, sendo rota de grandes embarcações comerciais e de transporte de mercadorias do leste e do oeste da Alemanha.


O caminho anterior


A estrutura foi uma alternativa ao trajeto longo e demorado, anteriormente feito pelas embarcações: era necessário fazer um desvio pelo Canal Mittlland, passando pelo elevador de barcos Rothensee até o Elba e, então, navegar pelo rio antes de entrar no Canal Elba-Havel pelo bloqueio de Niegripp. Além disso, navios e barcos com muita carga não conseguiam fazer o trajeto. Atualmente, centenas de embarcações cruzam a Ponte Aquífera de Magdeburgo, de pequenos barcos a grandes navios de carga.


Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
bottom of page