Conheça os cinco ideais básicos de uma construção sustentável
Nas últimas décadas do século 20, profissionais de engenharia civil passaram a desenvolver o conceito de construção sustentável, uma alternativa para diminuir os impactos da construção civil no meio ambiente. Nas também conhecidas “construções verdes”, são utilizadas tecnologias ecológicas para preservar e poupar os recursos naturais. Esse conceito moderno da engenharia civil, pode ser aplicado ao projeto de qualquer tipo de estrutura, indo desde pequenas casas populares até a construção de grandes prédios, como fábricas ou hospitais, e se fundamenta em cinco ideais básicos. Conheça-os:
Projetos Inteligentes. Projetos de engenharia civil inteligentes aproveitam melhor as características do terreno e também da natureza, tais como iluminação solar natural para poupar o uso de lâmpadas quando a construção for concluída.
Materiais Ecológicos. Um dos princípios fundamentais da construção sustentável é o uso de materiais ecológicos, tais como plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios).
Redução da Poluição. A poluição gerada em uma obra comum pode ser reduzida por meio do melhor aproveitamento dos materiais, evitando desperdício, além da separação das sobras de materiais – pedaços de concreto, tijolos quebrados, tocos de madeira, pedaços de ferro, etc – para serem reciclados e reaproveitados em outras obras. O uso de ferramentas e estruturas inteligentes – andaimes de metal reutilizáveis ao invés dos tradicionais andaimes de madeira, por exemplo – também é uma boa estratégia para reduzir a poluição.
Aproveitamento da Água. Os conceitos da construção sustentável também abordam o aproveitamento da água, por exemplo, pelo armazenamento da água das chuvas, em cisternas e caixas d’água, para ser usada em tarefas como regar plantas, lavar o chão ou então nos vasos sanitários. O desperdício também pode ser evitado através do uso de encanamentos de maior resistência e de modelos de torneiras mais eficientes.
Eficiência Energética. Além do processo de construção ser “ecologicamente correto”, os projetos de construção sustentável visam, também, casas e prédios que possam ser mantidos de modo econômico. A eficiência energética torna o ambiente sustentável por meio do uso de lâmpadas e eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água e melhor aproveitamento do calor e do frio.
Texto baseado no site Guia de Carreira